MARMELADA
Marmelada! Eu gostava de prestar homenagem à marmelada! " E porquê?" perguntam-se vossas excelências, e muito bem! Porque a marmelada atingiu um nivel que mais nenhum doce, geleia, compota, ou qualque coisa de barrar, atingiu!
Digam-me uma coisa coisa, alguma vez ouviram dizer: Doce de Marmelo? Não! Alguma vez ouviram dizer: Geleia de Marmelo? Nunca! Alguma vez ouviram dizer: Compota de Marmelo? Negativo! Alguma vez ouviram dizer: Qualquer Coisa de Barrar Feita de Marmelo? Não me parece!
É notável como um simples "doce" feito à base da cozedura do marmelo com açucar, conseguiu a independência neste dificil mundo! Pois nenhum outro doce o conseguiu! Que eu saiba não existe a Maçãlada, ou a Peralada pois não?! Áh pois é!
E mais, a marmelada influênciou a própia lingua portuguesa. É verdade! Ora reparem em conjunto com a minha pessoa: Quando vemos duas pessoas a namorarem, ou como a nova juventude diz, "a curtirem", exclamamos algo do género, "Hé, olha ali aqueles dois na marmelada!", não dizemos, "Épá, olha-me bem aqueles no doce de pessêgo!" pois não?
É que se fosse uma conexão relacionada a uma actividade má, pronto, mas não é! Até é uma coisa boa que toda a gente pratica e aprecia praticar.
Visto isto penso que devido à sua importância e influência nesta sociedade se devia criar " O Dia Da Marmelada".
Aproveito também para apelar ao consumo da marmelada (e á prática desta não é?)!
Viva a marmelada!
Abraço
Robalo